Quem sou eu

Minha foto
Rio Claro, SP, Brazil
PATCHWORK e CÃES de RUA me encantam. O primeiro porque faz com que exercite meu lado criativo, o segundo pelo carinho incontestável que me oferecem sem exigência nenhuma. Sou grata a Deus por ser visível aos CÃES DE RUA. Meu lema:"FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM" contato @ criscrepaldi1953@gmail.com

Arquivo do blog

segunda-feira, 11 de abril de 2011

USO DO PAPEL TERMOCOLANTE PARA FAZER APLICAÇÃO EM PONTO CASEADO


SE PREFERIR ASSISTA EM VIDEO: http://www.youtube.com/watch?v=RKzWR0aBwRQ

Risco original do video



Para a demonstração aqui em fotos, optei por esse gatinho. Esse risco foi tirado da internete e desconheço a autoria, por isso não estou dando os créditos devidos.


1 – É muito importante que você ao escolher o desenho a ser usado em seu trabalho, o transfira para acetato ( encontra-se em papelarias, por placa ou por metro ).

O acetato é resistente e dá corte perfeito. Com isso você terá sempre às mãos esse risco.
2 - Se o desenho escolhido for composto de diversos pedaços, quando já estiver no acetato, catalogue para facilitar seu uso ( principalmente quando são muito pequenos ).

Ex: Se você usar num trabalho, corações, flores, pássaros, etc... Coloque-os separados em saquinhos de selofanes ( polipropileno ) com a devida etiqueta. Toda vez que você for precisar desses riscos em outros trabalhos, será fácil encontrá-los.
3 – Esses moldes já no acetato e catalogados ficam mais visíveis se você também colocar junto, o desenho referência ( risco ).

PASSO-A-PASSO DO TERMOCOLANTE - Foi usado Papel Termocolante Heat'n Bond Lite

Evite usar papel termocolante em tecidos mistos. Conforme a porcentagem de fibra sintética, não dará o resultado esperado. Use sempre em tecidos 100% ALGODÃO.


1 – Transfira para o papel termocolante os moldes ( sobre o lado do papel – parte sem brilho ), riscando com lápis de ponta fina para que os contornos fiquem perfeitos. Os moldes no termocolante ficarão invertidos quando estiverem aplicados ( riscar sempre do lado oposto para conseguir o efeito desejado ). Veja que em cada parte dos meus riscos já no acetato, tem uma letra "C". Uso como referência para saber que este é o lado que quero o desenho finalizado.
2 – NÃO recorte esses moldes na linha, DEIXE de 1 a 2 mm a mais.
3 – Escolha os tecidos que comporão as aplicações. Sobreponha os pedaços de termocolantes sobre o avesso dos tecidos, com o risco feito à lapis no papel, virado para você.
4 – Use ferro bem quente, pressionando-o alguns segundos sobre o papel, tomando cuidado para que ele não saia do lugar. Levante o ferro e certifique que a cola do papel foi transferida para o pano. O papel “heat’n bond lite” deixa a cola seca e fina ( para trabalhos pequenos é o ideal ).

5 – Agora sim você irá recortar todas as partes da aplicação na linha de contorno. Só assim os motivos ficarão bem definidos.

6 – Retire o papel protetor de cada risco.

7 – Coloque uma a uma, todas as partes que comporão o desenho que você escolheu ( com a cola virada para o tecido), sobre o lado direito do tecido principal ( tecido que receberá a aplicação ).
8 – Tendo certeza que estão todos no devido lugar, fixe novamente com o ferro quente para que eles colem no tecido. Atente para a simetria da composição, se a composição não está voltada mais para um lado, que para o outro. Um trabalho bem feito exige que os riscos fiquem bem centralizados.

9 – Para finalizar, risque os detalhes com um lápis de ponta fina e então estará pronto para fazer a aplicação com ponto caseado.



Bom trabalho e sucesso, com meu carinho.

25 comentários:

  1. Oi Boa Tarde eu fico lhe muito agradecida pela sua ajuda um beijos .katey

    ResponderExcluir
  2. Minha Querida... estava aqui passeando pelo seu blog e quando percebi, não sabia se lia ou se olhava os seus lindos trabalhos...lia um pouco, voltava para não perder nenhuma foto!!! Estou encantada...Com a sua habilidade, com seu capricho, com sua simplicidade...Parabéns, desejo sucesso... que Deus siga abençoando todo trabalho de suas mãos!!!
    Beijos
    Ligia

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Ligia. Venha me visitr sempre. Estareipostando novas dicas em breve. Sucesso para você
    abraço apertado.

    ResponderExcluir
  4. obrigada pelas informações muitas duvidas nesta hora.mas com sua ajuda vai ser facil,este passo a passo clareou meus pensamentos muitissimo o brigada,fique com "DEUS",bjs.

    ResponderExcluir
  5. SEU CASO É UM DAQUELES QUE NÃO SE COMENTA...SIMPLESMENTE SE ADMIRA, POIS QUALQUER COMENTÁRIO SERIA AQUÉM DO REAL, PARABÉNS

    ResponderExcluir
  6. Olá! Estou começando na técnica e seu pap foi muito bom. Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Oi,Cristina!! Hoje sai e comprei o papel termocolante para fazer um porta calcinha para minha filha,com patch...Só que eu nunca usei,esses materiais,daí pensei: E agora?? Recorrendo ao Google,achei você e já fiquei sua fã.
    Não, só pelos seus belos trabalhos, como também por você gostar dessas criaturinhas maravilhosas que são os cães. Eu também tenho uma que recolhi da rua, hoje ela é minha grande companheira, e eu a amoooo demais!
    Obrigada por esse pap maravilhoso!
    Bjos e um bom final de semana.
    Adalgisa Cruz.

    ResponderExcluir
  9. Boa sorte e sucesso na execução de seu trabalho, Adalgisa. Qualquer dúvida que surja só entrar em contato, ok?
    Cheirinho especial no "fuço" de sua "adotiva".
    bj

    ResponderExcluir
  10. Olá, estava pesquisando o modo e opções de uso desse papel termocolante que, logo de inicio estou achando uma maravilha! Eu trabalho com bordados à máquina uso muita aplicação e se esse papel pode ser udsado nesse tipo de bordado...nossa! vai me agilizar muito meu trabalho. Vc sabe onde compro por um preço bom pela internet, pois aqui onde moro acho que não vende...mas vou procurar. Será que presta para bordar na maquina comum zig-zag?! Agradeço as dicas ainda vou visitar seu blog adoooooro artesanato, bordado....abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yracy, mande seu email por favor para que possamos conversar mais. bj sucesso.

      Excluir
  11. Achei o desenho da máquina de costura, um fofo. Vou copiar um modelo de bolsa de multi cores. As combinações de cores estão muito bem selecionadas. Parabéns mesmo.
    Kika

    ResponderExcluir
  12. boa tarde!!
    gostaria de saber se ao invés de costurar,o viés no meu pano de prato, eu posso usar o papel termocolante?
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O papel termocolante só facilita a aplicação para depois você fazer o caseado. Se não costurar sobre ele, desmanchará na primeira lavagem.

      Excluir
  13. boa sorte sucesso e muito massa isso dai q tu fez >.>

    ResponderExcluir
  14. Boa noite lindos seus trabalhos, vc pode me informar o termocolante tem alguma marca, qual vc me indicaria pra comprar, obrigada bjs.

    ResponderExcluir
  15. Deborah no início da pagina eu menciono sobre a marca e qualidade do termocolante. Uso o importado Heat'n bond lite.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. BOM DIA!
    Estou assistindo seu vídeo e fazendo o aplicação com o termocolante HEATn bond, mas não deu certo não colou no tecido. fiz várias vezes é não colou. Poe que deu errado. Dinair

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dinair, o tecido que você usou é 100% algodão? O ferro estava quente o suficiente? Deixou muito tempo o ferro sobre a aplicação? Essas seriam as dúvidas. Se fez tudo correto talvez o termocolante tenha perdido a cola, porém a heat'n bond nunca falhou comigo.

      Excluir
  18. Olá, Cristina! Que aula mais gostosa! Parabéns! Sou sua fã e não consigo saber se gosto mais dos seus trabalhos ou do amor que tem pelos cães de rua... Sisinho, Lolly e cia me encantam! Obrigada pela sua dedicação em transmitir conhecimentos!

    ResponderExcluir
  19. Comprei o heat n bond a muito tempo atrás. Agora fui usa-li novamente e ele parou de colar o lado que retira o papel para aplicar no tecido. O que pode estar errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fez teste em um pedaço de tecido para saber se não é o calor do ferro que está fraco? Use em um pedaço de tecido e faça o teste com ferro bem quente. O termo Olá termocolante importado dura anos, sem perder a cola.

      Excluir