Quem sou eu

Minha foto
Rio Claro, SP, Brazil
PATCHWORK e CÃES de RUA me encantam. O primeiro porque faz com que exercite meu lado criativo, o segundo pelo carinho incontestável que me oferecem sem exigência nenhuma. Sou grata a Deus por ser visível aos CÃES DE RUA. Meu lema:"FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM" contato @ criscrepaldi1953@gmail.com

Arquivo do blog

domingo, 21 de agosto de 2011

PONTO AJOUR / BAINHA A OURO

 PONTO AJOUR OU BAINHA A OURO


Em video para ajudar na execução: http://www.youtube.com/watch?v=6g_MrXOFHeo

Nesta minha demonstração, usei tecido de sacaria para pintura, da Estilotex.

O bordado em ponto ajour, consiste em retirar alguns fios da trama do tecido e bordar neste desfiado, deixando um espaço vazado.
Originariamente o bordado deve ser feito com o mesmo fio que você retira, quando desfia o pano, porém quando esse fio não é resistente, podemos substituí-lo por uma linha de algodão de retróz, da mesma cor do tecido.
Antigamente este ponto era usado em tecidos de linho, cambraia de linho, cânhamo fino, que são tecidos com tramas faceis de desfiar.
Hoje a ESTILOTEX disponibiliza no mercado, alguns desses tecidos.
O AJOUR pode ser simples, duplo, ou trançado.
Se fizermos esse bordado em qualquer parte interna do nosso trabalho ( toalha de mesa, toalha de bandeja, pano de prato, etc... ) para criar um detalhe, esse ponto leva o nome de AJOUR. Se usarmos esse mesmo ponto na barra do trabalho ( para se fazer um acabamento mais fino) ele passará a se chamar BAINHA A OURO.

Para quem tem dificuldade ou não sabe como fazer o desfiado aí está meu tutorial http://cristinacrepaldi.blogspot.com.br/2014/03/como-desfiar-o-tecido-para-bordar-o.html

1 - Como estou fazendo uma toalha e quero a BAINHA A OURO na volta toda, comecei puxando o fio com cuidado, sem franzir o pano.
Neste caso retirei apenas 3 fios. Para que minha barra, no final do trabalho fique com 1,5cm, deixei uma margem de 4cm. Fica a seu critério fazer uma barra maior ou menor. As barras mais largas ficam ótimas em toalhas de banquete, no linho.
Note que desfiei somente até o ponto onde o trabalho faz o ângulo de 90º, ou seja, até onde inicia o desfiado da outra margem.

2 - Retire nos 4 cantos um quadrado de 1,5 cm para quando você fizer o acabamento em canto mitrado. A referência desse corte é sempre a metade da medida da barra até o desfiado, menos 0,5 cm.

Se desfiarmos uma barra com 8 cm, cortaremos um quadrado de 3,5 cm fora.

Pelo lado do avesso, faça uma dobra de mais ou menos 1cm. Depois, dobre novamente até o começo do defiado e alfinete.

3 - Nos cantos, proceda como na sequência das fotos, para que fique canto mitrado. Alfinete.

Começando o ponto. Demonstrarei o pap em cor contrastante, para ter uma visão melhor de sua execução, mas não se esqueça, o AJOUR para ficar elegante,  têm-se que trabalhar na mesma cor da trama do tecido escolhido.
1 - Deixe o nó por dentro da barra dobrada para não ser visto. Pegue com a agulha 1 ou 2 fios dessa barra.
2 - Prenda a linha com o polegar. Separe 4 fios desfiados. Para deixar maior o ponto vazado, você deve neste momento pegar mais fios.
3 - Passe a linha e prenda-a com o polegar. Na sequência pegue 1 fio do tecido de baixo e 1 ou 2 fios da barra dobrada.
4 - Repita sucessivamente até finalizar o trabalho.
5 - Trabalhamos o tempo todo pelo avesso. Na foto abaixo vemos como fica a frente do trabalho finalizado.
6 - Quando chegamos no canto mitrado, ao finalizar o ultimo ponto, costuramos a parte mitrada com ponto invisível. Depois passa-se o fio internamente, vire o trabalho e dê continuidade no próximo lado da barra. Assim fica o avesso do trabalho. Aqui já está com linha no tom do tecido.
7 - Frente da BAINHA A OURO.

Jogo americano feito presente de casamento para nora de uma amiga.


Toalha de bandeja


Não fica um trabalho com acabamento requintado? Estou partilhando um pouco do que de melhor minha querida mãe passou para mim, quando ainda era muito nova. Não podemos deixar se perder no tempo, uma delicadeza dessas.
Espero que apreciem tanto quanto eu o PONTO AJOUR. Abraços.

34 comentários:

  1. Ai Cris, a sua generosidade num tem tamanho.Obrigada!
    Di

    ResponderExcluir
  2. Cris,
    Super! Aprendi este ponto quando tinha aulas de bordado a máquina. Terminei um pano de prato todo bordado a maquina e queria fazer algo diferente daí a teacher ensinou este pontinho. Uma delícia de fazer. E dá um super valor a qualquer peça!
    Adorei seu jogo americano e ... azul é tudo de bom!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  3. olá...boa noite...parabéns...pesquisei por muito tempo o ponto ajour sem conseguir entender com se faz...sua explicação foi divina..obrigada salete

    ResponderExcluir
  4. Tutorial perfeito! Adorei! Obrigada por compartilhar seus tesouros conosco. Já coloquei seu blog na minha lista de favoritos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. to encantada com seu blog , nossa aprendi muitooooooooooo, esses 30 minutos que estou lendo , posso copiar algo aqui ??

    ResponderExcluir
  6. Sempre admirei seu trabalho, e agora que encontrei seu blog, estou apaixonada. Obrigada por compartilhar tantos tesouros.
    Beijos
    Lena

    ResponderExcluir
  7. Muito bom!!

    Adorei seu tutorial, finalmente eu consegui entender!!
    Obrigada pela generosidade.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde!!!
    Olá Cristina td bem? espero que sim....pois andando pela net encontrei seu cantinho, amei tudo..estou começando a conhecer pathwork e já fiz alguma coisa e achei ótimas as dicas e tutoriais que fez...até me arrisquei fazer um barrado num pano com acabamento mitrado...gente como é trabalhoso mais o resultado é lindo..e aqui vc fez um tutorial super fácil...Deus Abençoe e conserve seu talento e generosidade...bjss..

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento. Muito bem explicado. Vou executar.
    Um grande abraço.
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  10. eu adorei o modo como voce ensinou. Maria Esther Sou de Lorena SP

    ResponderExcluir
  11. Querida Cristina, voce não tem ideia a quanto tempo, anos venho a procura desta bainha ouro, como voce falou, meu, to super feliz, querida voce é muito preciosa, em passar essa PAP, sou muitooooooooo agradecida de coração!!!
    Moro em Joinville SC, grande abraço!!
    Rose

    ResponderExcluir
  12. Muito bom seu trabalho... Esclarecendo curiosidades.

    Obrigada! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, gostei muito do seu trabalho.
    O passo a passo está bem explicativo e me ajudou muito.
    Eu não sabia fazer o canto mitrado, agora aprendi.
    Gostaria de dizer também que como você amo cachorros.
    Obrigada
    Maria Aparecida B. Hodas

    ResponderExcluir
  14. Obrigada, sua explicação me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  15. Era o que eu procurava!! Obrigada :)

    ResponderExcluir
  16. Olá, boa tarde! Cristina

    Um encanto este seu espaço!
    Parabéns!!!
    Ana Vera

    ResponderExcluir
  17. Marcia (Rio de Janeiro)7 de março de 2013 02:57

    Oi, tudo bem? Sempre achei lindo esse ponto para dar acabamento em peças de bordado mas nunca entendi direito como fazer. Você me deu um presente nesse passo a passo. Entendi direitinho e vou colocar em prática. Um beijo.

    ResponderExcluir
  18. Muito didático. Até eu entendi. Obrigada. Bjs. Lorena - Florianópolis - SC

    ResponderExcluir
  19. Obrigada por partilhar essas jóias! Resgatar essas artes é algo precioso. Só gostaria de saber como fazer a referencia do quadrado q se corta para o canto mitrado, ex: para 4 cm, corta-se 1,5 cm, para 8 cm, corta-se 3,5cm e para 6 cm, qto corto? Obrigada e muitas alegrias!

    ResponderExcluir
  20. Marlene, você corta metade, menos 0,5cm.
    Vamos lá: Se usar 6cm, cortará 2,5cm ( 3cm é metade de 6cm, menos 0,5cm. Entendeu?

    ResponderExcluir
  21. Adorei seu trabalho. Vou tentar fazer o ponto ajour seguindo suas orientações.
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Lindos seus trabalhos e de extremo requinte e bom gosto, fico feliz que ainda existam pessoas sensíveis, criativas e artistas neste mundo tão violento e corrupto. Você é uma bênção dos céus para os habitantes da terra(incluindo a Natureza e os animais é claro, Rsrs).Um grave abraço, Paulo Adriano Farias Teixeira
    (Itapipoca-CE.

    ResponderExcluir
  23. Oi Cristina...
    Assisti seu video e achei seu blog... tudo muito bem explicadinho. Tenho uma dúvida, tem alguma técnica para puxar os fios? Meus cantinhos não ficam muito certinhos, sempre tenho medo de ultrapassar....devo puxar os 3 fios juntos? Quero fazer uma toalha de mesa de linho com esse trabalho.
    Muito Obrigada
    Lourdes

    ResponderExcluir
  24. Mary Lou para o desfiado, você deverá fazer, puxando fio a fio em cada lado até fechar a volta toda ( 4 lados ). Errar e ir além pode acontecer com qualquer um, por isso deverá fazer com calma. Se acontecer não se aflija, termine o trabalho assim mesmo.
    Farei um passo-a-passo em fotos para mostrar. bj

    ResponderExcluir
  25. Parabéns, amei seus trabalhos.Tenho alguma experiência em bordados.Mas você consegue explicar com muita clareza.Bj

    ResponderExcluir
  26. Olá! Adorei o seu blog! você poderia me tirar uma duvida ? ponto Ajour é o mesmo ponto que o ponto Paris ou são diferentes ?desde já agradeço,Daniella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Removi do título, porque pesquisando melhor com amigas mais velhas que eu, descobri que o Ponto Paris é o mesmo que hoje chamamos de Ponto Invisível. Daniella o ponto paris é usado quando colocamos outro tecido na barra e não vemos a costura. Se ainda tiver dúvida me retorne. Obrigada pelo contato. abraços

      Excluir
  27. Parabéns,amei todos os trabalhos!!!!!

    ResponderExcluir
  28. Parabéns,amei todos os trabalhos!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Obrigada!
    Amei o tutorial.

    ResponderExcluir
  30. Que facilidade para explicar, muito bom mesmo. Adorei e já estou fazendo. Muito obrigada.
    Ana Lucia

    ResponderExcluir
  31. Maravilhoso seu trabalho, obrigada e parabéns por compartilhar o que vc aprendeu com sua mãe, vou tentar fazer.bjs

    ResponderExcluir
  32. Adorei seu trabalho muito legal.

    ResponderExcluir
  33. Olá,Cristina!
    Maravilhosa sua explicação.Obrigada por ensinar.
    Bjo,Nena

    ResponderExcluir