Quem sou eu

Minha foto
Rio Claro, SP, Brazil
PATCHWORK e CÃES de RUA me encantam. O primeiro porque faz com que exercite meu lado criativo, o segundo pelo carinho incontestável que me oferecem sem exigência nenhuma. Sou grata a Deus por ser visível aos CÃES DE RUA. Meu lema:"FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM" contato @ criscrepaldi1953@gmail.com

Arquivo do blog

terça-feira, 1 de novembro de 2011

DESMANCHANDO COSTURA CORRETAMENTE

Tenho visto muitas vezes o uso inadequado do desmanchador de costuras e para que esta etapa também seja prazerosa, segue abaixo algumas dicas para facilitar esse processo que muitas vezes deixam as alunas desanimadas.
Para desmanchar uma costura de maneira que a trama do tecido não fique danificada, em primeiro lugar você precisará da peça FAZEDOR DE CASA DE BOTÃO ou DESMANCHADOR DE COSTURA. Embora levem nomenclaturas diferentes, são a mesma peça. Esta peça tem que ser de qualidade.
Verifique que a parte circular que une as duas hastes, é afiada. Para tambem favorecer o corte dos fios. Diferente do que se pensa, o corte não está somente na haste longa. O fio está em todo o contorno da peça.
Comece a desmanchar a costura deslizando o desmanchador por dentro do ponto, da direita para a esquerda, de maneira delicada até cortar a linha. Não precisa aplicar força. A haste longa, tem uma ponta justamente para facilitar.
Primeiro ponto cortado.
Repita esse processo a cada 3 ou 4 pontos, até onde você necessite da costura desmanchada.
Vire o tecido e puxe o fio que ficou inteiro, até o final da costura. Com carinho, sem brigar com o tecido.
Pronto, só retirar os fiapos que ficaram.
Simples assim, sem desgaste e sem danificar o trabalho.
Não se esqueça, as peças são projetadas para facilitar nossa vida, não complicar.