Quem sou eu

Minha foto
Rio Claro, SP, Brazil
PATCHWORK e CÃES de RUA me encantam. O primeiro porque faz com que exercite meu lado criativo, o segundo pelo carinho incontestável que me oferecem sem exigência nenhuma. Sou grata a Deus por ser visível aos CÃES DE RUA. Meu lema:"FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM" contato @ criscrepaldi1953@gmail.com

Arquivo do blog

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

"QUILT AS YOU GO" - COSTURANDO E "QUILTANDO" AO MESMO TEMPO


Verso

Materiais usados: 
entretela dura, com cola ( usada para colarinho )
tecidos variados para o patchwork
manta acrílica
botão para o fuxico
rendinha de algodão
tecido para forro
zíper de 30 cm

Para o molde, corte um retângulo na entretela, de 33cm de altura x 27 cm de largura.
Arredonde os 4 cantos.
Risque no meio e corte fora em cada lateral 2,5 cm na largura x 5 cm na altura. 
Recorte no risco as bordas aredondadas, para ter seu molde. Essa será sua base para toda a necessaire.
Corte igual no tecido de forro e também na manta. 
Para fazer as 3 camadas, passe com ferro quente a entretela, no tecido de forro, para grudá-la. Sobreponha a manta acrílica em contato com a entretela. Usei spray para patchwork. Facilita, mas não há necessidade dela. Reserve.

Para o fuxico:
Desenhe no acetato um circulo de 6,5 cm de diâmetro e dentro deste, um outro circulo de 3 cm de diâmetro. Recorte com cuidado o circulo interno,para ficar vazado:
Risque os dois círculos no avesso do tecido que você quer o fuxico:
Recorte o tecido somente no círculo de fora. Aplique-o com alfinetes sobre o direito do tecido que você quer que fique esse fuxico. Faça no circulo interno, ponto atrás para prendê-lo ao tecido de baixo:
Para fechar o fuxico, proceda conforme meu passo-a-passo de FUXICOS BEM FEITOS (  http://cristinacrepaldi.blogspot.com.br/2011/07/fuxicos-bem-feitos.html ) faça pesponto na borda de fora, como um fuxico normal:
Pronto, ele está fechado e fixo no tecido de baixo. Deixe-o assim ou costure um botão no centro:
Voltando à necessaire. Pegue o conjunto de 3 camadas que havia reservado, posicione a manta virada para cima. Coloque um pequeno tecido onde desejar ( isso pode ser, no centro; num dos cantos; em cima ou mais em baixo, fica a seu critério ). Pode ser um quadrado ou um retângulo. Optei por um retângulo no sentido diagonal com relação ao molde. Direito do tecido voltado para você:
Coloque sobre ele o segundo tecido ( nesse caso será o tecido do fuxico ), sendo direito de tecido de cima,  voltado para direito de tecido de baixo. Costumo já cortar as tiras no mesmo comprimento do tecido de baixo. A largura fica a critério de cada uma. Poderá usar num mesmo trabalho, tiras mais largas e mais estreitas, juntas. Alfinete:
Passe uma costura ao longo dos tecidos unindo-os, deixando uma margem de um pé de máquina no início e no final. Faça retrocesso também, no início e final da costura. Porque do retrocesso ? O lado oposto será forro de uma bolsinha. Local que será manuseado com frequência, por isso devemos reforçar a costura para que não desmanche com o tempo. A cada costura que fizer, puxe a linha de baixo em cada extremidade e arremate:
Após cada tira costurada, levante o topo e verifique se não tem que cortar o excesso de pano que ficou a mais. Não se esquecendo que deverá sempre deixar uma margem de no mínimo 0,5 cm de sobra.
Volte para o topo e dê sequência costurando as tiras uma a uma, escolhendo uma composição que lhe agrade. A cada tira sobreposta, fixe com alfinetes:


Acrescentando tiras. Se quiser coloque entre as tiras: rendas, bordados ingleses, sinhaninha ( erradamente chamada de "sianinha" ):
Se achar que as tiras estão ficando muito compridas, uma opção é emendar um tecido no outro. Só tomando o cuidado de quando for costurar, alinhar as costuras entre si:
Finalize o topo do trabalho, fechando com tecido o molde todo.Se ficar alguma pontinha sem tecido, feche-a mesmo que seja com retalhos muito pequenos:
Como ficou o lado do forro:

Usando meu passo-a-passo ( 1ª parte ) COMO CONFECCIONAR SEU VIÉS DE TECIDO - http://cristinacrepaldi.blogspot.com.br/2011/10/como-confeccionar-seu-vies-de-tecido.html corte duas tiras de 4cm x 46 cm. Ou uma única tira de 4 cm x 92cm.
Costure em cada volta do topo, parando no centro, onde foi cortado os 2,5 cm x 5 cm. Desvire o viés e por dentro, costure-o à mão, com pontos invisíveis.
Costurando o zíper. Ache o meio da necessaire e o meio do zíper ( nos dois lados ). Prenda o zíper com alfinete sobre essa marcação e costure à mão com ponto atrás no forro, bem rente ao viés, sem pegá-lo. Direito do zíper voltado para o direito do forro. Essa costura à mão deverá ser feita do centro do zíper para as bordas:
Fechando as laterais. Una os dois viés com ponto invisível pelo lado direito ( topo ), a partir do término do zíper até o final da necessaire. Faça dos dois lados. Vire pelo lado de dentro e reforce também com pontos invisíveis:
Encerre costurando as laterais. Una os vãos de baixo passando uma costura para fechar o fundo:
Passe um viés e encerre:
Sem a ajuda da LOLI, na escolha da linha, essa necessaire não teria ficado tão delicada.
Sucesso e boas vendas.




15 comentários:

  1. Adorei!!!! É linda demais!!! Obrigada por compartilhar!!!Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cristina, dei uma passeada por seu blog e fiquei encantada com seus trabalhos. Parabéns! Bjs e tenha um lindo dia!

    ResponderExcluir
  3. artejackieatelie.blogspot.com17 de agosto de 2012 às 16:47

    Querida Cristina, pessoas como você são raras. Hoje sinto me feliz por ter conhecido seu blog.
    Seus trabalhos são encantadores e fiquei apaixonada por eles.
    amo bolsinhas. Faço artesanato há muito tempo mas nunca arrisquei a fazer uma dessas mas tenho muita vontade.
    Quero agradecer-lhe de todo coração por compartilhar passo a passo a confecção dessa maravilhosa necessaire.
    Vou tentar fazer e espero conseguir. Caso eu consiga volto aqui para contar-lhe.
    Que Deus abençoe muito sua vida e suas mãos para que continue criando sempre.
    Muito obrigada.Muitos bjos.....Jackie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jackie, se tiver alguma dificuldade na execução me mande suas dúvidas por email. Infelizmente o "pap" dessa necessaire fiz em duas etapas, e por descuido acabei deletando algumas fotos. Não está como deveria, mas acho que conseguirá fazê-la.
      Grata por seu recado. São por eles que continuo postando esses "paps".
      bj

      Excluir
  4. Obrigada, Cristina.
    Seu pap está maravilhoso.
    E estou muito feliz de estar aqui conhecendo o seu blog, puro encanto.
    Parabéns...
    bjks

    ResponderExcluir
  5. Olá Cristina.
    Seu projeto está divino.
    Adoro esse tipo de trabalho.
    Os tecidos são bonitos e combinam na perfeição.
    Estou tentada a fazer uma, ou duas, ou três, não sei...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Linda, adorei, principalmente por que só faço patchwork à mão, ainda não aprendi a costurar na máquina e gosto muito de trabalhar a mão, bjs.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente não poder fazer a sua necessaire... me falta o ingrediente mais importante... uma Loli pra escolher minha linha... fofura.

    ResponderExcluir
  8. muito legal e a sua explicação esta bem clara. parabéns

    ResponderExcluir
  9. fui convidada atraves do face conhecer seu blog, para minha surpresa,conheci loli, a surpresa é que meu apelido de menina tb e loli, fiquei muito orgulhosa em conhecer la pois se trata de uma papagaia linda!!! achei o maximo ela gostar tb de costura kkk, parabens pelo seus trabalhos que são maravilhosos,de por favor um beijinho para loli, e muito obrigada por compartilhar seus trabalhos. Bjus

    ResponderExcluir
  10. Amei tudo por aqui, e estou muito orgulhosa de ter conhecido seu blog. Brigadinha por compartilhar o que sabe, isto é dom de Deus. Boa noite e beijinhos querida.

    ResponderExcluir
  11. Muito linda, adorei seu pap! Assim que der, vou criar coragem e tentar fazer. Obrigada. bjs

    ResponderExcluir
  12. Grazie Cristina per il tuo bel lavoro, metterò in pratica presto, un abbraccio grazie mariangela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grazie, Mariangela per la vostra visita nel mio blog e per il vostro affetto. Successo.

      Excluir
  13. Obrigada, querida pelo compartilhamento!
    Sim, a ajuda da maravilhosa e linda Loli foi fundamental!!!

    ResponderExcluir