Quem sou eu

Minha foto
Rio Claro, SP, Brazil
PATCHWORK e CÃES de RUA me encantam. O primeiro porque faz com que exercite meu lado criativo, o segundo pelo carinho incontestável que me oferecem sem exigência nenhuma. Sou grata a Deus por ser visível aos CÃES DE RUA. Meu lema:"FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM" contato @ criscrepaldi1953@gmail.com

Arquivo do blog

domingo, 22 de janeiro de 2012

ALMOFADINHA DE ALFINETES ( biscornu ) - resgatando pontos de bordados de minha mãe


Trabalhar com as antigas linhas da varicor, no linho, me reporta à uma época muito agradável de minha infância. O que aprendi foi vendo minha mãe ( Ana Bianchini ) bordando horas a fio. A cada ponto que era tecido, uma obra de arte estava sendo executada. Muito pouco sei, porque na minha ignorância, não quis avançar mais no aprendizado, por acreditar que mãe é um ser que deveria durar para sempre. Hoje ela não se encontra mais entre nós e com ela se perdeu uma riqueza de informações.
Por ser um trabalho delicioso de se executar e o efeito sempre surpreendente, a qualquer hora relembrar é sempre prazeroso.
Usei um quadrado de 10,5 cm em linho, linhas varicor, rendinha de algodão, agulha e tesoura. A não ser em armarinhos antigos, as linhas da Varicor sairam de linha, pois a fábrica no RJ, fechou ha muitos anos. Possuo algumas deixadas por minha mãe e outras tantas meadas, consegui em estoque de lojas.
Risquei o coração no centro com lápis de ponta fina. Fiz um risco sutil, para que depois de bordado não ficasse marcado.
Comecei com as flores no centro, embaixo do coração, para a composição principal.
Essas flores que seguem não são em croche. Foram bordadas.
Veja em video:

http://www.youtube.com/watch?v=kBtIi1vorG0


 Bordadas as 3 flores, fiz o contorno do coração com um ponto ótimo para fazer cordão:
Bordei, rococós, pontos de nozinhos, e alguns arabescos para concluir o ramo principal:

Risquei e bordei ramas pendentes na parte posterior do coração:

Para a execução dessa peça recorri ao video da Eliana Zerbinatti. As medidas seguem à risca conforme mostra o video, porém por querer destacar pontos de bordado, optei por confeccioná-lo todo à mão: http://www.youtube.com/watch?v=NIYf-LpLd6c
 Depois de fechada a enchi com plumante importado. Finalizei à mão, com rendinha estreita de algodão, em toda volta da almofadinha.
Ela finalizada:


Outra opção:


Seguem outros pontos que executei em tecido de fibra mais grossa, para facilitar a visualização:




Se gostou e quer aprender esses pontos, reuna algumas amigas, me contate por email: ( criscrepaldi1953@gmail.com ) que irei até você.
Obrigada, até o próximo post.