terça-feira, 6 de setembro de 2011

APLICAÇÃO EM PONTO CASEADO

Se preferir em video, porém com outro risco: http://www.youtube.com/watch?v=kBtIi1vorG0

É muito comum encontrar o ponto caseado em trabalhos de aplicações.
Primeiramente passamos para o acetato o risco que usaremos. Na minha toalha usei o risco de uma única flor.
Usando o papel termocolante ( ver meu pap ), transfiro para a toalha minhas flores, criando uma composição simples, mas harmoniosa.
Para formar este ramo usei apenas um modelo de flor e folhas e não foi necessário alterar seus tamanhos.
Após fixar com ferro quente, risque com lápis as pétalas e as nervuras das folhas. Para dar a sensação de que as pétalas foram recortadas uma a uma.
Escolha as linhas para bordar. Uso1 fio de meada. Com isso os pontos ficarão pequenos e mais próximos, fixando melhor a aplicação.
Começando o ponto. Neste caso iniciei onde começa uma das pétalas.
 No ponto caseado a linha não pode ficar nem muito repuxada e nem muito frouxa, para dar um bom contorno. Também não pode ficar distante do risco e nem por baixo dele.
Quando você tiver riscos com ângulos, faça dois pontos no mesmo lugar ( no bico do risco ). Assim você fará a curva de maneira correta. Se não for deste jeito, correrá o risco do ponto ficar mal-feito e não dar o contorno perfeito.

No caso de trabalhos que não precisem colocar forros, tenha mais atenção ao avesso. Faça pequenos nós para arrematar e enfie a linha por entre o tecido e a aplicação. Assim ficará agradável de se ver e não desmancharão com o tempo.
Trabalho finalizado:
 
Veja que é muito simples fazer aplicação com ponto caseado. Este bordado é um dos que mais me encantam. Executá-lo me acalma e posso trabalhar em qualquer lugar que esteja. Tenho sempre um "caseadinho" começado para ocupar meu tempo quando estou em algum lugar de espera.
Mais algumas dicas:


Abraços carinhosos às minhas seguidoras.