Quem sou eu

Minha foto
Rio Claro, SP, Brazil
PATCHWORK e CÃES de RUA me encantam. O primeiro porque faz com que exercite meu lado criativo, o segundo pelo carinho incontestável que me oferecem sem exigência nenhuma. Sou grata a Deus por ser visível aos CÃES DE RUA. Meu lema:"FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM" contato @ criscrepaldi1953@gmail.com

Arquivo do blog

terça-feira, 21 de agosto de 2012

VAQUINHA "MUH" - PORTA PANO DE PRATO

Presente que encanta qualquer amiga.




quinta-feira, 16 de agosto de 2012

"QUILT AS YOU GO" - COSTURANDO E "QUILTANDO" AO MESMO TEMPO


Verso

Materiais usados: 
entretela dura, com cola ( usada para colarinho )
tecidos variados para o patchwork
manta acrílica
botão para o fuxico
rendinha de algodão
tecido para forro
zíper de 30 cm

Para o molde, corte um retângulo na entretela, de 33cm de altura x 27 cm de largura.
Arredonde os 4 cantos.
Risque no meio e corte fora em cada lateral 2,5 cm na largura x 5 cm na altura. 
Recorte no risco as bordas aredondadas, para ter seu molde. Essa será sua base para toda a necessaire.
Corte igual no tecido de forro e também na manta. 
Para fazer as 3 camadas, passe com ferro quente a entretela, no tecido de forro, para grudá-la. Sobreponha a manta acrílica em contato com a entretela. Usei spray para patchwork. Facilita, mas não há necessidade dela. Reserve.

Para o fuxico:
Desenhe no acetato um circulo de 6,5 cm de diâmetro e dentro deste, um outro circulo de 3 cm de diâmetro. Recorte com cuidado o circulo interno,para ficar vazado:
Risque os dois círculos no avesso do tecido que você quer o fuxico:
Recorte o tecido somente no círculo de fora. Aplique-o com alfinetes sobre o direito do tecido que você quer que fique esse fuxico. Faça no circulo interno, ponto atrás para prendê-lo ao tecido de baixo:
Para fechar o fuxico, proceda conforme meu passo-a-passo de FUXICOS BEM FEITOS (  http://cristinacrepaldi.blogspot.com.br/2011/07/fuxicos-bem-feitos.html ) faça pesponto na borda de fora, como um fuxico normal:
Pronto, ele está fechado e fixo no tecido de baixo. Deixe-o assim ou costure um botão no centro:
Voltando à necessaire. Pegue o conjunto de 3 camadas que havia reservado, posicione a manta virada para cima. Coloque um pequeno tecido onde desejar ( isso pode ser, no centro; num dos cantos; em cima ou mais em baixo, fica a seu critério ). Pode ser um quadrado ou um retângulo. Optei por um retângulo no sentido diagonal com relação ao molde. Direito do tecido voltado para você:
Coloque sobre ele o segundo tecido ( nesse caso será o tecido do fuxico ), sendo direito de tecido de cima,  voltado para direito de tecido de baixo. Costumo já cortar as tiras no mesmo comprimento do tecido de baixo. A largura fica a critério de cada uma. Poderá usar num mesmo trabalho, tiras mais largas e mais estreitas, juntas. Alfinete:
Passe uma costura ao longo dos tecidos unindo-os, deixando uma margem de um pé de máquina no início e no final. Faça retrocesso também, no início e final da costura. Porque do retrocesso ? O lado oposto será forro de uma bolsinha. Local que será manuseado com frequência, por isso devemos reforçar a costura para que não desmanche com o tempo. A cada costura que fizer, puxe a linha de baixo em cada extremidade e arremate:
Após cada tira costurada, levante o topo e verifique se não tem que cortar o excesso de pano que ficou a mais. Não se esquecendo que deverá sempre deixar uma margem de no mínimo 0,5 cm de sobra.
Volte para o topo e dê sequência costurando as tiras uma a uma, escolhendo uma composição que lhe agrade. A cada tira sobreposta, fixe com alfinetes:


Acrescentando tiras. Se quiser coloque entre as tiras: rendas, bordados ingleses, sinhaninha ( erradamente chamada de "sianinha" ):
Se achar que as tiras estão ficando muito compridas, uma opção é emendar um tecido no outro. Só tomando o cuidado de quando for costurar, alinhar as costuras entre si:
Finalize o topo do trabalho, fechando com tecido o molde todo.Se ficar alguma pontinha sem tecido, feche-a mesmo que seja com retalhos muito pequenos:
Como ficou o lado do forro:

Usando meu passo-a-passo ( 1ª parte ) COMO CONFECCIONAR SEU VIÉS DE TECIDO - http://cristinacrepaldi.blogspot.com.br/2011/10/como-confeccionar-seu-vies-de-tecido.html corte duas tiras de 4cm x 46 cm. Ou uma única tira de 4 cm x 92cm.
Costure em cada volta do topo, parando no centro, onde foi cortado os 2,5 cm x 5 cm. Desvire o viés e por dentro, costure-o à mão, com pontos invisíveis.
Costurando o zíper. Ache o meio da necessaire e o meio do zíper ( nos dois lados ). Prenda o zíper com alfinete sobre essa marcação e costure à mão com ponto atrás no forro, bem rente ao viés, sem pegá-lo. Direito do zíper voltado para o direito do forro. Essa costura à mão deverá ser feita do centro do zíper para as bordas:
Fechando as laterais. Una os dois viés com ponto invisível pelo lado direito ( topo ), a partir do término do zíper até o final da necessaire. Faça dos dois lados. Vire pelo lado de dentro e reforce também com pontos invisíveis:
Encerre costurando as laterais. Una os vãos de baixo passando uma costura para fechar o fundo:
Passe um viés e encerre:
Sem a ajuda da LOLI, na escolha da linha, essa necessaire não teria ficado tão delicada.
Sucesso e boas vendas.




sexta-feira, 10 de agosto de 2012

CAPA PARA GALÃO DE ÁGUA - 10 LITROS

Não se esquecer: LER TODO O TEXTO ANTES DE INICIAR UM TRABALHO, FACILITARÁ SUA EXECUÇÃO.

Materiais usados: tecido piquê; tecido para forro; linha de meada para bordar; bordado inglês ou renda; papel termocolante e tecidos coloridos para fazer a aplicação.

Corte no piquê e no tecido de forro uma tira de 30cm x 88 cm.
Aplique um ramo, formando um barrado, à partir de 7cm a 7,5cm da borda inferior do piquê.
Usei para meu barrado: 1 haste, 2 folhinhas e 1 flor:
Ampliado: haste e folhas usando ponto caseado e ponto haste:
Flor usando ponto caseado e nózinho ( rococó ). A linha usada para o pistilo e miolo é a antiga da Varicor. Ela possui um brilho sutil. Não se encontra mais no mercado. A fabrica foi desativada, infelizmente.
Componha todo o barrado conforme sua preferência.
Una o piquê com o forro, costure as laterais e a parte inferior pelo avesso dos tecidos. Desvire, assente a costura com o ferro.
Na parte de cima, faça pregas ( fiz 4 ) até que chegue na medida de 72 cm.
Passe ziguezague ou overloque para assentar essas pregas:
Reserve.
Corte agora no piquê e no forro, 1 quadrado de 24cm.
Risque com lápis, um circulo de 22 cm de diâmetro, no direito do piquê.
Junte os dois tecidos e passe ziguezague ou overloque, na parte interna, rente a este risco, tomando o cuidado de não pegar nele, pois ele será sua referência de corte. Recorte sobre o risco com cuidado para não cortar a costura:
Ficará assim:
Agora junte esse circulo ao barrado, direito com direito do piquê. Comece a costurar deixando fora, mais ou menos uns 3 a 4 cm. Essa será a medida do transpasse atrás:

Una as duas partes passando uma costura, colocando o topo redondo por cima ( a lateral do galão ficará por baixo ), deixando uma margem de 0,75 cm a 1 cm:
Se quiser, poderá colocar um viés para que esse arremate fique escondido.
Desvire, assente com o ferro e faça o acabamento embaixo com renda ou bordado inglês.
Pronto, seu cantinho de água está mais elegante.
Boa sorte na execução desse passo-a-passo, lembrando que esta peça não caracteriza um PATCHWORK e sim um utilitário com um bordado e uma aplicação em ponto caseado. Se tiver dúvidas de como fazer a aplicação, leia as postagens abaixo sobre o uso do termocolante e de como fazer o ponto caseado.
Sucesso.