Quem sou eu

Minha foto
Rio Claro, SP, Brazil
PATCHWORK e CÃES de RUA me encantam. O primeiro porque faz com que exercite meu lado criativo, o segundo pelo carinho incontestável que me oferecem sem exigência nenhuma. Sou grata a Deus por ser visível aos CÃES DE RUA. Meu lema:"FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM" contato @ criscrepaldi1953@gmail.com

Arquivo do blog

domingo, 21 de agosto de 2011

PONTO AJOUR / BAINHA A OURO

 PONTO AJOUR OU BAINHA A OURO


Em video para ajudar na execução: http://www.youtube.com/watch?v=6g_MrXOFHeo

Nesta minha demonstração, usei tecido de sacaria para pintura, da Estilotex.

O bordado em ponto ajour, consiste em retirar alguns fios da trama do tecido e bordar neste desfiado, deixando um espaço vazado.
Originariamente o bordado deve ser feito com o mesmo fio que você retira, quando desfia o pano, porém quando esse fio não é resistente, podemos substituí-lo por uma linha de algodão de retróz, da mesma cor do tecido.
Antigamente este ponto era usado em tecidos de linho, cambraia de linho, cânhamo fino, que são tecidos com tramas faceis de desfiar.
Hoje a ESTILOTEX disponibiliza no mercado, alguns desses tecidos.
O AJOUR pode ser simples, duplo, ou trançado.
Se fizermos esse bordado em qualquer parte interna do nosso trabalho ( toalha de mesa, toalha de bandeja, pano de prato, etc... ) para criar um detalhe, esse ponto leva o nome de AJOUR. Se usarmos esse mesmo ponto na barra do trabalho ( para se fazer um acabamento mais fino) ele passará a se chamar BAINHA A OURO.

Para quem tem dificuldade ou não sabe como fazer o desfiado aí está meu tutorial http://cristinacrepaldi.blogspot.com.br/2014/03/como-desfiar-o-tecido-para-bordar-o.html

1 - Como estou fazendo uma toalha e quero a BAINHA A OURO na volta toda, comecei puxando o fio com cuidado, sem franzir o pano.
Neste caso retirei apenas 3 fios. Para que minha barra, no final do trabalho fique com 1,5cm, deixei uma margem de 4cm. Fica a seu critério fazer uma barra maior ou menor. As barras mais largas ficam ótimas em toalhas de banquete, no linho.
Note que desfiei somente até o ponto onde o trabalho faz o ângulo de 90º, ou seja, até onde inicia o desfiado da outra margem.

2 - Retire nos 4 cantos um quadrado de 1,5 cm para quando você fizer o acabamento em canto mitrado. A referência desse corte é sempre a metade da medida da barra até o desfiado, menos 0,5 cm.

Se desfiarmos uma barra com 8 cm, cortaremos um quadrado de 3,5 cm fora.

Pelo lado do avesso, faça uma dobra de mais ou menos 1cm. Depois, dobre novamente até o começo do defiado e alfinete.


3 - Nos cantos, proceda como na sequência das fotos, para que fique canto mitrado. Alfinete.




Começando o ponto. Demonstrarei o pap em cor contrastante, para ter uma visão melhor de sua execução, mas não se esqueça, o AJOUR para ficar elegante,  têm-se que trabalhar na mesma cor da trama do tecido escolhido.
1 - Deixe o nó por dentro da barra dobrada para não ser visto. Pegue com a agulha 1 ou 2 fios dessa barra.

2 - Prenda a linha com o polegar. Separe 4 fios desfiados. Para deixar maior o ponto vazado, você deve neste momento pegar mais fios.

3 - Passe a linha e prenda-a com o polegar. Na sequência pegue 1 fio do tecido de baixo e 1 ou 2 fios da barra dobrada.

4 - Repita sucessivamente até finalizar o trabalho.

5 - Trabalhamos o tempo todo pelo avesso. Na foto abaixo vemos como fica a frente do trabalho finalizado.

6 - Quando chegamos no canto mitrado, ao finalizar o ultimo ponto, costuramos a parte mitrada com ponto invisível. Depois passa-se o fio internamente, vire o trabalho e dê continuidade no próximo lado da barra. Assim fica o avesso do trabalho. Aqui já está com linha no tom do tecido.

7 - Frente da BAINHA A OURO.


Dica de como fazer bom acabamento se bordar o ajour no centro do trabalho.
Para fazer um bom arremate num bordado o segredo é separar os nós do inicio e final do trabalho.
Para iniciar o ajour, procure deixar uma sobra de linha de uns 10 a 15 cm. Dê apenas uma laçada para prender a linha no início e então borde toda a volta ( para facilitar, prenda a linha no tecido com o polegar e então inicie o bordado ).
Quando finalizar, passe a agulha voltando uns 2 ou 3 pontos e então arremate com nós bem feitos.
O mesmo fará com aquela linha que deixou a mais. Coloque-a na agulha, avance uns 2 ou 3 pontos e arremate com nós bem feitos.
Dessa maneira os nós ficarão distantes e não ficarão tão grosseiros.

Jogo americano feito presente de casamento para nora de uma amiga.


Toalha de bandeja


Não fica um trabalho com acabamento requintado? Estou partilhando um pouco do que de melhor minha querida mãe passou para mim, quando ainda era muito nova. Não podemos deixar se perder no tempo, uma delicadeza dessas.
Espero que apreciem tanto quanto eu o PONTO AJOUR. Abraços.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

SEGURANÇA E PROTEÇÃO

Quando estamos confeccionando nossos patchs, usamos materiais cortantes e pontiagudos e por esse motivo há que se tomar alguns cuidados básicos para que incidentes ou acidentes sejam evitados. Num simples descuido ou mesmo num momento de desatenção, como já aconteceu comigo, podemos nos machucar.
1 - Para quem usa o cortador circular do modelo com trava, em que você precisa liberar a lâmina e recolhê-la , NUNCA, mas NUNCA MESMO deixe-o com a lâmina para fora, durante seu uso. Se CONDICIONE a recolher a lâmina a cada vez que fizer um corte. Esse simples gesto evitará que você esqueça o cortador sobre a mesa com a lâmina exposta. Imagine uma criança pegando nesse cortador. É de arrepiar, não é? Ou mesmo, uma aluna esbarrar a mão no cortador se ele não estiver bem visível. Todas sabemos como fica uma mesa quando estamos trabalhando. Ou ainda, sua funcionária de limpeza, quando em serviço.
Para quem não está familiarizada com esses materiais que facilitam e muito nosso trabalho, existe no mercado o cortador seguro, que a lâmina permanece protegida por uma capa  e só abaixa quando o usamos. É fantástico. Ganhei de presente de minha querida amiga Ana Salomão da CASINHA DE RETALHO em Santos, numa das oficinas que fiz lá.

2 - Cuidados que você deve ter com sua melhor amiga ( sua máquina de costura ). Após seu uso diário, antes de cobri-la, crie o hábito de colocar um paninho sobre os dentes, abaixar a agulha e abaixar o calcador. Se sua máquina tiver a trava, use-a. Só então faça a limpeza com uma flanela. A agulha ficará protegida de ser quebrada e evitará que alguem se perfure.

3 - Agulhas de mão e máquina enferrujam ou quebram e alfinetes costumam entortar ou perder a ponta. Deixe reservado um vidrinho de remédio vazio, para acondicioná-los. Quando passar por uma farmácia peça que sejam levados juntos com os materiais descatáveis.