Se preferir em video, porém com outro risco: http://www.youtube.com/watch?v=kBtIi1vorG0
É muito comum encontrar o ponto caseado em trabalhos de aplicações.
É muito comum encontrar o ponto caseado em trabalhos de aplicações.
Primeiramente passamos para o acetato o risco que usaremos. Na minha toalha usei o risco de uma única flor.
Usando o papel termocolante ( ver meu pap ), transfiro para a toalha minhas flores, criando uma composição simples, mas harmoniosa.
Para formar este ramo usei apenas um modelo de flor e folhas e não foi necessário alterar seus tamanhos.
Após fixar com ferro quente, risque com lápis as pétalas e as nervuras das folhas. Para dar a sensação de que as pétalas foram recortadas uma a uma.
Escolha as linhas para bordar. Uso1 fio de meada. Com isso os pontos ficarão pequenos e mais próximos, fixando melhor a aplicação.
Começando o ponto. Neste caso iniciei onde começa uma das pétalas.
No ponto caseado a linha não pode ficar nem muito repuxada e nem muito frouxa, para dar um bom contorno. Também não pode ficar distante do risco e nem por baixo dele.
Quando você tiver riscos com ângulos, faça dois pontos no mesmo lugar ( no bico do risco ). Assim você fará a curva de maneira correta. Se não for deste jeito, correrá o risco do ponto ficar mal-feito e não dar o contorno perfeito.
No caso de trabalhos que não precisem colocar forros, tenha mais atenção ao avesso. Faça pequenos nós para arrematar e enfie a linha por entre o tecido e a aplicação. Assim ficará agradável de se ver e não desmancharão com o tempo.
Trabalho finalizado:
Veja que é muito simples fazer aplicação com ponto caseado. Este bordado é um dos que mais me encantam. Executá-lo me acalma e posso trabalhar em qualquer lugar que esteja. Tenho sempre um "caseadinho" começado para ocupar meu tempo quando estou em algum lugar de espera.
Mais algumas dicas:
Abraços carinhosos às minhas seguidoras.
Cristina,AMEIIIIIIIi seu blog e ja sou sua sequidora,tudo de muito bom gosto,PARABENS.
ResponderExcluirA sua generosidade.....ahhhhhhhhh...num tem tamanho...E o seu cuidado?Ahhh...obrigada Cristina...
ResponderExcluirAbreijus
Di
Oi!!!amei seu blog, trabalhos lindos!!!!!
ResponderExcluirolá! lindo o seu trabalho!
ResponderExcluirMas como fica o seu avesso ?
Bjs.
Cristina (bonavita@usp.br)
Cristina, se voltar algumas fotos verá meu avesso. Tem foto postada. Obrigada por sua visita.
Excluirbj
Obrigada !! Cristina voce me ajudou muito !! e seus trabalhos são lindos !
ResponderExcluirCristina,amei seus trabalhos são muito lindos a traves deles tentarei aperfeiçoar os meus,Continue sempre nos mandando.bjs
ResponderExcluirOlá Cristina! Só existe esse tipo de caseado? Esse é o que mais uso. Não há outro tipo, como por exemplo: em X ou cruzado?
ResponderExcluirolindala@ibest.com.br
Existem outros pontos de bordados que podem ser usados, porém para fixar o trabalho e não perdê-lo na lavagem, esse é o mais indicado. Abraços
ResponderExcluirObrigada pela sua gentileza em me reponder. Abraços.
Excluirmuito lindo, amo demais. todos tipos de artesanato.
ResponderExcluirmuito lindo amei,pra mim e uma terapia.
ResponderExcluirAMEI A EXPLICAÇÃO.ESTOU COMEÇANDO AGORA A APRENDER.BJOS
ResponderExcluirAmei o seu blog, fiquei encantada com os seus trabalhos...... Parabéns!
ResponderExcluirMaravilhoso seu trabalho, comecei a aprender agora e me animei com a beleza das suas peças!
ResponderExcluirLindo seu trabalho, eu estou começando agora e visitando alguns blog o seu me chamou atençao, e estou seguindo ele. obrigada!
ResponderExcluirFloripes
Adorei seus trabalhos são maravilhosos estou começando com pat aplique e patchwork estou aguardando sua visitinha. abçs. conheça meu blog http://ateliemaejoana.com
ResponderExcluirLindo será q consigo fazer???
ResponderExcluirCristina, seus trabalhos sao maravilhosos. Gostaria de acessar a postagem sobre caixas em cartonagem, mas nao consegui. Voce ode me ajudar?
ResponderExcluirObrigada
Me desculpe, mas não publiquei nada sobre cartonagem a não ser as fotos. Grata pelo carinho.
ExcluirMe desculpe, mas não publiquei nada sobre cartonagem a não ser as fotos. Grata pelo carinho.
ExcluirVi seu passo-a-passo e achei ótimo e fácil de entender.
ResponderExcluirNo Rio, onde posso comprar papel autocolante? Muito obrigada pela resposta.
Somos quatro irmãs que estamos num curso de customização e acho que seria muito útil para nós, todas com mais de 70 mas cheias de vontade de aprender mais.
Lucia Chagasteles
lchagasteles@terra.com.br
Lucia abra esse link que segue. É da Lido Quilt. Entre em contato com eles que você receberá em sua casa com segurança. http://www.lidoquilt.com.br/2011/detalhes.asp?id=2&produto=22030
ResponderExcluirMuito bem feito. Parabéns.
ResponderExcluirAula perfeita!
ResponderExcluirBoa tarde! Adorei seus trabalhos, gostaria de saber se está à venda e qual o preço do avental de galinha Mariquinha! Obrigada
ResponderExcluirOla Carolina. O avental da Galinha Mariquinha já não está comigo. Tenho para vender outros se tiver interesse passo informação pelo Face, in box por favor.
ExcluirSuas aulas são formidáveis. Dá vontade de sair correndo pra providenciar o material e fazer. Como faço para conseguir riscos da sunbonnette?
ResponderExcluirSuas aulas são maravilhosas. Conheci seu blog hoje e estou encantada como você transmite com tanta didática. Parabéns! Gostaria de saber como consigo riscos da sunbonnete e do menininho, para eu fazer para meu neto que vai nascer.
ResponderExcluirEntre no google e digite sunbonnet sue riscos e encontrará muitos. Boa sorte.
ResponderExcluirCOMO FICA O AVESSO PODE MOSTRAR POR FAVOR?
ResponderExcluirA foto abaixo da flor acabada, é do avesso do trabalho.
ResponderExcluirLindo trabalho. .. fácil compreensão. Eu gostaria de saber no caso de fraldas de bebê, e aplicações com feltro, ou o tecido mesmo, como fica o avesso do pano. Se com a costura do caseado à mostra... não consigo achar nada na net e queria fazer pra minha neném. ..
ResponderExcluirQuando o avesso do trabalho ficar exposto o cuidado é maior com seu arremate. Procure dar nós pequenos e passar o fio por entre os pontos, de maneira que fique agradável e não grosseiro. Não há outra possibilidade.
ExcluirPerfeito
ResponderExcluir