Quem sou eu

Minha foto
Rio Claro, SP, Brazil
PATCHWORK e CÃES de RUA me encantam. O primeiro porque faz com que exercite meu lado criativo, o segundo pelo carinho incontestável que me oferecem sem exigência nenhuma. Sou grata a Deus por ser visível aos CÃES DE RUA. Meu lema:"FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM" contato @ criscrepaldi1953@gmail.com

Arquivo do blog

sábado, 25 de outubro de 2014

COMO CRIAR UM RISCO PARA BORDAR ROCOCÓ

Muitas vezes a artesã domina o bordado mas encontra dificuldades em criar um risco.
Tentarei passar a maneira como crio meus bordados.
Foi usado nesta bandeja linho como tecido e linhas VARICOR.
Pontos utilizados: AJOUR PARA A BARRA / PALESTRINA / ARESTA / ROCOCÓ / CHEIO / FLOR DE PÉTALA SOLTA / NOZINHO FRANCES.
Em video para quem ainda não conhece alguns desses pontos:

AJOUR
https://www.youtube.com/watch?v=6g_MrXOFHeo&list=UUrdDTNZKOUFrEFVXXEAVSrQ
PALESTRINA
https://www.youtube.com/watch?v=hgdOzz3eIlE&list=UUrdDTNZKOUFrEFVXXEAVSrQ
ARESTA
https://www.youtube.com/watch?v=sZrycpRhBUs&list=UUrdDTNZKOUFrEFVXXEAVSrQ
FLOR DE PÉTALA SOLTA
https://www.youtube.com/watch?v=kBtIi1vorG0&list=UUrdDTNZKOUFrEFVXXEAVSrQ

Após ter feito a barra em ajour inicio em um dos cantos da bandeja, as flores centrais. Use lápis de ponta fina e procure fazer traços bem sutis, para que o bordado encubra e não fique grosseiro.
Clique sobre cada foto para ampliá-la.

Fiz 5 pontinhos como referência para bordar a flor em 5 pétalas.

Após as flores prontas, preenchi os miolos com NOZINHOS FRANCESES. Também tracei as hastes das flores.

Bordei em PONTO PALESTRINA, e dei continuidades com traços bem leves.

Bordado no traçado menor. Fiz apenas 2 pétalas e um NOZINHO FRANCES no centro. Também concluí essa rama com o PONTO DE ARESTA.

Segunda rama bordei em 3 NOZINHOS FRANCESES e concluí com ARESTA.

A terceira e mais longa das ramas, bordei botõezinhos de rosas em PONTO ROCOCÓ e a haste em PALESTRINA.

Desenhei algumas hastes curtas com folhinhas.

As folhinhas foram bordadas em PONTO CHEIO.

Finalizei com ARESTA, para harmonizar o ramo.

Fácil, não acham?

8 comentários:

  1. Olá Cristina..amei td que vi aqui..o seu trabalho é magnífico..bom eu gostaria de saber onde vc encontra as linhas varicor..pois elas são lindas e faz toda diferença no bordado..Deus Abençoe e conserve...bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristina,

    Muito linda essa peça! Olha, gostaria de saber se o lápis pode ser qualquer um que a pessoa tem em casa ou existe alguma referência de lápis que é melhor usar na hora de fazer esses riscos para bordados? Outra coisa: já ouvi falar que essas linhas varicor são difíceis de encontrar porque a fábrica fechou. Existe algum tipo de linha que você indica ou qualquer linha de bordado normal serve? Linha de bordar à máquina pode ser usada? É que acho essas linhas lindas, porque são brilhantes, mas fica bonito ou fica muito exagerado? Pode-se usar linha normal de costura para fazer esses pontos ou só linha de bordado? Nesse caso, devo usar alguma agulha especial para bordado ou qualquer agulha de mão serve? Se tem alguma agulha que fique melhor para fazer esses trabalhos você poderia me indicar a referência e uma marca boa? Sim, e essa tesoura em formato de pássaro, ela é boa para cortar os excessos de fio (aparar) sem prejudicar o trabalho? Fico grata pelos esclarecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rochélle o lápis deve ter ponta fina e grafite macio, só isso. Delicadeza no momento de riscar para que não suje o tecido.
      Quanto às linhas só posso dizer que quanto mais testarmos mais surpresas teremos com os resultados.
      O segredo é não ter medo. Se aventure com o que tiver em mãos e será feliz....
      A tesoura cegonha é minha paixão. Boa porque é pequena e tem ponta fina. Só isso.
      Boa sorte.

      Excluir
    2. Oi Cristina. Mais uma vez muito obrigada pelos esclarecimentos. Infelizmente, devido ao trabalho, tive de dar uma paradinha nos meus planos de aprender bordados. Mas, assim que eu conseguir fazer algo, mando foto para você ver. E, teria como fazer um vídeo ensinando a fazer o ponto cheio? Adoro suas aulas. Bjs!

      Excluir
  3. Amo seus trabalhos e sua didática!
    Sou sua fã!
    Bju

    ResponderExcluir
  4. Olá Cristina, adorei seu blog.
    Amo bordar e adorei os seus bordados, vou tentar fazer.
    Já estou seguindo aqui e te acompanho há muito tempo.
    Bjos,
    Lauren
    http://www.aprendendocommamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Lindos seus trabalhos Cristina, parabéns!!!