Quem sou eu

Minha foto
Rio Claro, SP, Brazil
PATCHWORK e CÃES de RUA me encantam. O primeiro porque faz com que exercite meu lado criativo, o segundo pelo carinho incontestável que me oferecem sem exigência nenhuma. Sou grata a Deus por ser visível aos CÃES DE RUA. Meu lema:"FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM" contato @ criscrepaldi1953@gmail.com

Arquivo do blog

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

FACILITANDO SUA VIDA

DICAS SIMPLES QUE FAZEM A DIFERENÇA

* Quando você tiver dificuldade em colocar a linha na agulha de mão ( desde que a linha esteja na espessura menor que a abertura do fundo da agulha ), vire o fundo da agulha e tente novamente. A agulha de mão tem abertura para entrada e saída do fio. Também ajuda na colocação, se você cortar a ponta da linha em diagonal.

* Para que você tenha seus moldes por tempo indeterminado ( já que confeccioná-los é demorado ) use placas de acetato. Antigamente eu cheguei a recomendar lavar placas de raio X com água sanitária para retirar a tinta preta, porém é ecológicamente INCORRETO. Estaremos poluindo nosso meio ambiente se fizermos esse processo. Placas de acetato são vendidas em papelarias com preço baixo.
Após a confecção desses moldes, coloque-os em saquinhos de celofane, classifique-os e separe-os em pastas. Será fácil de indentificá-los e você os terá à mão sempre que precisar.

* Sempre que for fazer ponto caseado à mão, use apenas um fio de linha de meada e faça com pontos miúdos. O trabalho além de ficar mais delicado, também ficará mais firme evitando que desmanche no momento da lavagem.

* Para facilitar o uso dos tecidos no momento da escolha para seu projeto, armazene-os por cores. Não se esqueça que eles precisam de ambientes ventilados e longe da luz direta do sol, para evitar que os mesmos desbotem.

* Se você tiver dificuldade com o uso de dedal como eu, existe uma maneira fácil e econômica de improvisar. Use o esparadrapo mais grosso ( de algodão ) da seguinte forma: corte um pedaço pequeno ( estreito ) e coloque na ponta do dedo em cima do ponto em que a agulha costuma perfurar.

Pegue mais duas ou tres tiras e passe por cima deste, em cruz.

Por último prenda-os, passando uma nova tira na volta toda do dedo como se fosse um dedal fixo.
 Quando for usar agúlha muito fina, aconselho proteger os outros dedos também.


* Se você usar o calcador (pezinho da máquina) de silicone em vez de metal para costurar materiais sintéticos como manta acrílica, espuma, eles deslizarão com maior facilidade.

5 comentários:

  1. Cristina, to amando!!! Obrigada por tanta coisa boa!!!! E parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais das dicas, principalmente do esparadrapo nos dedos. Os meues estão criando calos já........rsrsrs. Andei pensando aqui, se eu for presa (exagerada) minhas impressões digitais vão ser borradas..........ahahahaha

    ResponderExcluir
  3. você da dicas maravilhosas...obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. Puxa quantas dicas legais, não consigo usar dedais de modo algum rsrsrsrrs, obrigada!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, vc é uma fonte inesgotável de informação!!! Bjs e obrigada por tanto carinho!

    ResponderExcluir