Quem sou eu

Minha foto
Rio Claro, SP, Brazil
PATCHWORK e CÃES de RUA me encantam. O primeiro porque faz com que exercite meu lado criativo, o segundo pelo carinho incontestável que me oferecem sem exigência nenhuma. Sou grata a Deus por ser visível aos CÃES DE RUA. Meu lema:"FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM" contato @ criscrepaldi1953@gmail.com

Arquivo do blog

quarta-feira, 27 de julho de 2016

QUILT COM TIRAS EM TRIÂNGULOS

TRIÂNGULOS DESENCONTRADOS

Existem "n" maneiras de se criar um bloco de patchwork e aqui apresentarei blocos em triângulos de maneira fácil de se executar.
Primeiro escolheremos as cores que comporão o quilt e aqui vale uma dica: a distribuição das cores das tiras quando costuradas, darão efeitos diferentes. Dê asas à imaginação, arregace as mangas e bom trabalho.
Tiras separadas em 3 cores para ficar um trabalho bem alegre. Optei por tecidos lisos. Escolherei para os blocos, unir vermelho com verde e azul com amarelo. Apresentarei o passo-a-passo com o vermelho e verde e daí a escolha ficará a seu critério.
Corte longas tiras para facilitar a execução e no meu caso usei na largura dessas tiras, 7 cm.


Veja a disposição que usei na escolha da união das cores. As 3 primeiras em "degradê" e a ultima no tom mais escuro. Essa brincadeira de distribuição de cores é que darão efeitos interessantes nos blocos. Costurei  as tiras vermelhas e as tiras verdes.


Pelo avesso passe as tiras de maneira que desencontre as costuras. Veja em cada cor que uma hora a costura está virada para dentro e outra, virada para fora.


Após passar cada tira e refilá-las, veja com que medidas elas ficaram. Use essa mesma medida para cortar blocos quadrados. 
Sobreponha os tecidos voltados direito para direito, mas com costuras desencontradas.


Alfinete um tecido ao outro, bem sobreposto e passe uma costura na volta toda.


Para não fazer cortes errados e perder o trabalho, desenhe com um lápis aquarela um "X" no bloco.


Agora sem medo, faça o corte.


Desvire e surpreenda-se com o resultado. 


Passe com ferro novamente, deixando as costuras distribuídas de maneira que não fiquem sobrepostas. Veja que tem pontos onde elas desencontram. Isso faz com que os cantos se unam perfeitamente.


Outro lado.


Costure dois a dois os bloco.


Finalizado.



Complete o bloco e refile novamente se necessário para que fique perfeito.
Bom trabalho.
Sucesso.
Até um próximo.













3 comentários: